Autoridades chilenas confirmaram, nesta quinta-feira, o resgate de 30 pessoas, incluindo 19 turistas brasileiros, que ficaram isoladas em uma estrada em San Pedro de Atacama devido a uma forte nevasca.
A operação de resgate, que durou mais de 12 horas, envolveu equipes do Corpo de Bombeiros, do Exército e do Comitê Comunal de Gestão de Riscos de Desastres da cidade. O local do incidente está situado a mais de 4.500 metros de altitude.
As equipes de resgate enfrentaram condições climáticas severas, com temperaturas chegando a -7°C e acúmulo de neve de até 60 cm em algumas áreas, o que dificultou o acesso ao grupo isolado.
"Depois de um trabalho coordenado que começou às 22h de ontem, finalmente foi possível chegar ao setor onde estavam os veículos com as pessoas presas" disse o prefeito da cidade, Justo Zuleta Santander, em nota.
O grupo resgatado viajava em oito caminhões, três veículos particulares e uma van. Após o resgate, os turistas foram submetidos a avaliações médicas.
"Finalmente, foi possível viajar até o quilômetro 87 e, dessa forma, remover as pessoas que estavam nos veículos e transferi-las, em princípio, para o complexo Hito Cajón [posto na fronteira entre Chile e Bolívia] e depois continuar a transferência para San Pedro de Atacama" completou Justo Zuleta.
O comandante do Exército, Ariel Campos, informou à imprensa chilena que todos os turistas passaram por avaliação médica após o resgate. O grupo havia passado a noite nos veículos, aguardando o resgate.
A região é conhecida por atrair muitos visitantes no início do inverno, mas as condições climáticas podem representar riscos significativos.
"Eventos como esse confirmam os riscos reais de exposição em áreas de alta montanha durante essas condições" concluiu o prefeito Justo Zuleta.
*Reportagem produzida com auxílio de IA