A Prefeitura de Leme, através da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, iniciou a construção do novo Centro Médico Veterinário. O prédio ganhará um espaço maior e uma estrutura de mais de 472 m2 para abrigar os serviços veterinários gratuitos de atendimento clínico, castrações, cirurgias, além do Programa Banco de Rações e das campanhas de castrações de cães e gatos no município.
As obras do novo Centro Médico Veterinário recebe investimento estimado de R$ 852.152,21. Localizada no cruzamento da Avenida Joaquim Lopes Aguila com a Avenida João Arrais Seródio Filho, na esquina do complexo do CAIC, a infraestrutura do novo local de atendimento veterinário contemplará: sala de atendimento veterinário, sala de preparação, sala de cirurgia, sala de exames para cachorro, sala de observação para cachorro, sala de exames para gato, sala de observação para gato, sala de Raio-X, sala de esterilização, necrotério, laboratório hemato/bioquímico, laboratório de urina e fezes, banheira para lavagem de cão e gato, sanitários, além de todo espaço para estoque de medicamentos, administração do prédio e atendimento à população.
Atualmente o setor médico veterinário de Leme é responsável por prestar diversos serviços, inclusive o atendimento clínico para 2.898 famílias de baixa renda, comprovadamente cadastradas, além de oferecer suporte para o atendimento cirúrgico de cães e gatos de rua.
Outro serviço gratuito oferecido é o Programa Banco de Rações. Do início do programa, em 2017, até maio de 2020, já foram distribuídos aos cadastrados aproximadamente 15 toneladas de ração canina e 7 toneladas e meia de ração felina.
Entre os destaques do atendimento médico veterinário está a coordenação das campanhas anuais de castração de cães e gatos, que mantem atualizados mais de 1.400 cadastros. De 2018 até 2020 foram atendidas 2.340 cadelas e gatas, totalizando um investimento para o planejamento e a realização das ações de castrações de R$ 209.886,00. Vale salientar, que estão previstas mais 700 castrações para próximos meses.
“A causa animal recebeu atenção especial da prefeitura. Iniciamos em 2017 o serviço com o Setor de Atendimento Médico Veterinário para atender os animais das famílias de baixa renda. A iniciativa cresceu e houve adesão da população, depois criamos o Programa Banco de Rações para atender as demandas dos lares adotivos. Ampliamos e melhorados o espaço em 2018 e agora chegou o momento de ampliar, ainda mais, a atenção aos Pets com a construção de um amplo e moderno Centro Médico Veterinário. Agradeço ao empenho da vereadora Lourdes, que representa muito bem a causa animal, através da sua atuação no legislativo e no dia a dia se dedicando e se mantendo ativa e acompanhando as ações do executivo na causa animal”, afirma o prefeito de Leme, Wagner Ricardo Antunes Filho.
Valorização animal: atendimentos veterinários cresceram 10%
O serviço de atendimento veterinário recebeu várias ampliações ao longo dos anos com o objetivo de melhorar a infraestrurura para a população que mais precisa do serviço. O atendimento clínico e cirúrgico, incluindo os acompanhamentos e retornos, ampliou de 7.174, em 2018, para 7.899 atendimentos em 2019, um aumento de 10%. Em 2020, de janeiro até abril, o setor já realizou 1.774 atendimentos.
Somente pelo atendimento clínico, o aumento chegou a 17% no número de consultas. Um crescimento de 5.755, em 2018, para 6.745, em 2019. Desde a sua abertura, em novembro de 2017, até abril de 2020, o setor já clinicou 14.509 cães e gatos.
Já nas cirurgias, de novembro de 2017 até abril de 2020, o setor veterinário realizou 2.724 intervenções em cães e gatos. Somente neste ano, foram 207 cirurgias.