A Secretaria Municipal de Saúde ampliou em 40% o número de cirurgias realizadas nos últimos três anos. O número de procedimentos cresceu de 609, em 2017, para 856 intervenções cirúrgicas em 2019. Entre as que mais se destacaram estão as de próteses de quadril e as de hérnias.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza uma média de 80 cirurgias por mês e a maior parte delas ocorre na Santa Casa de Misericórdia de Leme. O aumento do número de cirurgias reflete diretamente na agilidade e eficiência no atendimento ao munícipe e na redução de filas de espera.
Entre os procedimentos que chegaram a mais pessoas, estão os relacionados com as hérnias. Em 2019, foram realizadas 110 cirurgias de hérnias e o não tratamento pode causar dores muito fortes, além de outras complicações. Outra cirurgia bastante procurada é a de próteses de quadris e geralmente é realizada na população que necessita da cirurgia para substituir a articulação lesionada por uma prótese.
As cirurgias ortopédicas também são destaques e nos últimos três anos, mais de 260 intervenções foram realizadas. A Cirurgia Ortopédica trata todos os problemas e lesões referentes ao sistema musculoesquelético.
“As cirurgias refletem diretamente na qualidade de vida da nossa população e a Secretaria de Saúde tem intensificado a realização de procedimentos cirúrgicos a fim de diminuir as filas e beneficiar o cidadão que aguarda por essa intervenção. A Santa Casa de Misericórdia de Leme é uma forte aliada para dar suporte ao atendimento especializado e realiza, em média, 80 cirurgias por mês. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado cirurgias em diversos hospitais da região, como Piracicaba, Limeira e São Pedro, tudo para acelerar as cirurgias em Leme”, destaca o prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.
Mais de 2.200 cirurgias realizadas de 2017 a 2019
A rede municipal de saúde também ampliou o atendimento e atendeu a população que procura por outras especialidades. As cirurgias ginecológicas aumentaram em 133% nos últimos três anos. Além disso, as urológicas ajudaram a ampliar o número de atendimentos à população, somando mais de 320 cirurgias realizadas.
Os procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos também somaram mais de 120 cirurgias. A especialidade trata dos problemas relacionados ao ouvido, nariz, seios da face e garganta.