O Parque Ecológico ”Mourão”, localizado em Leme (SP), foi reaberto após oito anos. O espaço, com mais de 130 mil metros, passou por revitalização e teve alterações na estrutura.
Anteriormente, o lugar era um zoológico e contava com diversos animais silvestres, que foram transferidos quando o espaço foi fechado. Apenas três espécies silvestres ficaram no novo parque, os macacos-prego, mais de 30 jabutis e um hipopótamo.
O local passou por alterações para se tornar um parque ecológico e tem recebido muitos visitantes, principalmente crianças. O parque conta com cerca de 60 animais em exposição. Alguns deles ficam soltos pelo local, interagindo com a natureza e com os visitantes.
O parque tem vários lagos ao longo das trilhas, nos quais podem ser vistos patos, cisnes e até jacarés. Todos os animais são tratados com carinho e muita atenção. De acordo com o secretário do meio ambiente, José Carlos Cremasco, todas as espécies são acompanhadas por veterinários e biólogos. Os animais se alimentam de frutas, verduras, legumes e grãos. Todos os alimentos são frescos e balanceados.
Desde 2022, o espaço conta com câmeras, que foram instaladas em pontos estratégicos do parque. Por meio delas, é possível saber quais animais circulam pelo local, principalmente os de hábitos noturnos. O parque funciona de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h. O espaço fica na Avenida Taufic Nacif Mansur, no Jardim Quinta do Vale Verde.
Mín. 19° Máx. 20°